28.11.06

Meia volta: Volver!


A convite de uma amiga, assisti ao filme Volver, de Almodóvar. Não! Não fui com ela. É uma amiga virtual, mora em Porto Alegre e nos conhecemos através do universo blogueiro. Mas o convite, a dica e a crítica me interessaram. Talvez, quando as passagens ficarem mais baratas a gente marque um happy hour no cinema.

O filme é bom, muito bom, como devem ser todos do “mestre”, confesso que não Assisti a muitos. A fotografia impecável,e o roteiro contundente e simples. Previsível, sim, mas sem tirar o mérito da abordagem humanista e, principalmente, da questão mulher-sociedade. Bem, não sou crítico de arte, não tenho tais pretensões, e não quero estragar cineminha de ninguém, antecipando o que se passa na película. Atenho-me a duas cenas, logo no início, que não influem para o desenrolar da trama, e que passariam desapercebidas em uma sociedade desprovida de preconceitos e nóias cotidianas, mas que retratam muito da dimensão interpessoal abordada:

A amiga de Penélope Cruz, puxa um saquinho de dentro de uma caixa de bijuterias e arma o maior baseado, na frente da sua irmã e de sua filha. Há um comentário sobre exemplos e... só. Não há espanto, rancor, apreensão, ou quaisquer tipos de discriminação porque a mulher dá uns “tapinhas na erva”, de vez em quando (ou em sempre, não sei).

Em outra passagem, bem próxima por sinal, passam mãe e filha por uma amiga prostituta, e a cumprimentam. “Que fosse” um filme no Brasil, na cidade grande mesmo, a mãe taparia os olhos da filha, ou a encheria de conselhos e de recomendações para evitar contato com “esse tipo de gente”. Pois bem, o agir correto é demonstrado com perfeição pela protagonista. O tratamento é, e deve ser, o mesmo destinado a pessoas que tenham outra profissão qualquer: médicas, juízas, jardineiras, advogadas (com algumas ressalvas para os machos dessa última espécie), exceto políticos lógico, nesses, não se pode confiar, mesmo!

No mais, o filme é apaixonante, forte e envolvente. Nos faz pensar sobre os nossos problemas e nos dos outros também, tirando um pouco a idéia inerente ao ser, de que cada um é uma ilha, e que as águas ao nosso redor não banham as costas dos próximos, ou seja, como diria minha prima: “ema, ema, ema... cada um com seus problemas”.

P.S.: “Que” eu fosse você, iria ver...

19 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que você gostou!!!
Venha a Porto Alegre... terei o maior prazer em te receber.
Recomendo também o filme "Má educação", do Almodóvar também. É outra obra prima!! Com o Gael, ator do Diário de Motocicleta.
Beijo no coração...

"Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz."

Anônimo disse...

Ai ai ...
Estou louca para ver. Almodóvar é minha paixão!

Beijinhossss

Anônimo disse...

É verdade vivemos num país onde tudo se "rotula",ou se é santo ou demônio, preto ou branco, e eu adoro os cinzas em todas sua matizes........
Em relação a dica do filme legal, amo as películas espanholas, argentinas e latinas em geral,vou assistir sim de preferência sozinha,para aproveitar mais.......
beijos!!!!!!

Anônimo disse...

Bom dia.....

Nunca fui muito fã de Almodovar....tipo ardorosa.....
Esse lance da prostituta me lembrou qd pequena...que minha mãe deixou que uma me desse colo num onibus......e o ato foi visto....nosssssaaa...deu o qeu falar.....
Minha mãe teve que bater duro com as santarronas do bairro...
Rsss..
Minha mãe era the best....
Rsss...
Eita que falei demais né....
Bjs....

Flávia disse...

Valeu pela dica... amo cinema e vou fazer o possível para assistir a esse filme no fim de semana... só ou acompanhada...
Beijossss

Anônimo disse...

Assisti, gostei, mas me decepcionei um pouco. Sei lá, achei que apesar de belo, sem tabus e tal não chega neeeeem aos pés de Fale com Ela e de Má educação, mas Almodóvar sempre é bom no final das contas, né?

beijos meus

MM

Anônimo disse...

Vim te desejar um maravilhoso final de semana, com muito prazer e desejo.
Atualizei o Decifra-me. Vem conferir!! Tem post caliente!
Beijo no coração...

“Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.”

Leila Andrade disse...

O filme é bom mesmo, apesar de eu gostar mais de outros dele.
Volta sempre por lá,obrigada pela presença, Ás.
bjs

Simone disse...

Confesso que ainda não assisti o filme, mas estou curiosíssima... Minha amigona já assistiu e só falou bem do filme. Terei que ver pessoalmente do que a Penélope é capaz...

Beijos

Janaina disse...

Ainda não vi... adoro Almodovar. Acho que já vi todos dele. Sempre fico muito impressionada com as cores, com a fotografia e as trilhas.
Beijos!

Barros de Alencar disse...

Valores que nos faz quem verdadeiramente somos: amizade "virtual ou não"; cultura:filmes, poesia etc.
Isto me chamou atenção no teu blog.
Parabéns pela tua iniciativa.
Abs.
Sou
Barros de Alencar

Tudo sou, tudo posso,
Nada quero, nada faço,
Do tudo que sou e do nada que faço,
Crio o tempo e o espaço.

Nele coloco a minha paciência, persistência,
...

Anônimo disse...

Bom fim de semana ;o)

beijos

MM

Barros de Alencar disse...

isso, isso, isso... há + de 35 aa.
obg. pelas palavras.
No cine sesc Maceió, começa esta semana exibição de um dos files de Almodóvar desculpem não lembro o título.
Abs.

Luciana Cavalcanti disse...

ADoReI O TEU cOMENTÁRIO NO meu Blog...! gRATA PELA SUa VISITA AO "pALAVRAS aCESAS"... e mais: adooorei o teu BLOG!!!! Saudações!

Janaina disse...

Vim te contar que assistir Volver e amei...
Beijos.

Anônimo disse...

Eu já estava interessada no filme...Agora com tantos elogios nem se fala.Vou correr pra assisti-lo.Obrigada pela visita as minhas coisas simples.Adorei o seu blog!Abraços!!

Anônimo disse...

Semana começando, calor chegando (aqui tá insuportável!), energias recarregadas depois do final de semana.
Passei pra te deixar dias maravilhosos, cheio de coisas boas.
Tem post novo no Decifra-me sobre mulheres “maduras”. Passa lá!
Beijo no coração...

“Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.”

Nessita! disse...

Também gostei muito do Volver, apesar de não ser o melhor do Almodóvar. Mas é muito engraçado e divertido.

bjs

Anônimo disse...

Vim aqui te desejar um final de semana repleto de coisas boas. Saúde, amor e paz!
Atualizei o Decifra-me. Hoje o post é sobre mim, precisamente sobre a minha história. Passa lá pra conferir!
Beijo no coração...

“Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.”