22.2.06

PernamCubanos

Nunca fui muito “cabeça”, apesar de me considerar “meio intelectual, meio de esquerda”. Mesmo assim resolvi ir a uma mostra de vídeo intitulado: “Desde Cuba hasta Pernambuco”, de Erasto Vasconcelos, que enfocava a musicalidade cubana em contraponto com a sua religião, estabelecendo parâmetros de inevitável comparação com nossa diversificação cultural.

Tanto em Cuba, quanto aqui, a cultura parece estar catalogada no cérebro das pessoas, bastando um estímulo externo para dar início a uma apresentação de dança, uma composição musical ou qualquer outra forma de demonstração inerente às maneiras de imposição das nossas raízes.

O povo cubano (apesar do sofrimento que passou e passa há décadas, causado por um regime antidemocrático imposto à custa de sangue e castrações), deixa aflorar musicalidade por seus poros. Isso foi muito bem retratado no documentário supra citado, cujo duas passagens chamaram a minha atenção e as descreverei:

A música acima da logística

A música cubana é destilada de uma mistura de culturas. Ela chegou com as caravelas e se aqueceu com o mar caribenho, produzindo o balanço ao ponto, ou, como diria Spinelli: “al dente”. Apesar do embargo que o mundo capitalista impõe, que acarreta desde a falta de recursos em equipamentos e a quase inexistência de instrumentos modernos e baratos, até a escassez de materiais de consumo quase que indispensáveis para a execução sonora. Digo “quase”, porque no vídeo em questão, o fato inusitado foi a gravação de uma banda cubana tocando com os instrumentos “desfalcados”, tinha até violão faltando cordas. Mesmo assim, o áudio era de primeira, com sincronismos e cumplicidades notórias e notáveis entre seus integrantes.

A fuga do sorriso

O outro fato intrigante está relacionado à expressão nos rostos, nos olhares e na postura dos “documentados”. Música alegre, calor, energia quase que esotérica, e o povo (pelo menos a maioria dele) demonstrava feições e gestos sérios, não exatamente ríspidos ou carrancudos, mas que chegavam a ser angustiantes.

Qual será o motivo do não sorrir? Concentração? Havia uma sintonia muito clara entre a música e a religiosidade, e como essa segunda é tratada com o devido respeito, talvez seja essa a razão da seriedade, não sei! Espero que não seja por dor ou por mágoa da vida...

Nós daqui do Brasil, também somos um povo que passou e passa por muitas dificuldades, não preciso nem enumerar... mas, apesar das semelhanças culturais e até de ginga com os cubanos, ainda conseguimos sorrir, e muito! Talvez sejamos um povo meio “porra louca” mesmo, ou talvez estejamos acima do sofrimento, galgando nossa elevação.

P.S.: Acho sim os dois povos parecidos. Gostaria de ir à Cuba qualquer dia desses...

5 comentários:

Laura_Diz disse...

Olá!!! qto tempo!
gostei da historinha do Rui ai embaixo, boa. Psicanalista doido este hahaha
Eu gosto de tudo que vem de Cuba, tbm adoraria conhecer.
Vc deve ter visto "Buena Vista social Club", não é?
bj laura

Mack disse...

Enquanto a viagem à Cuba não acontece, dá pra curtir um pouquinho da música aqui no Recife mesmo, no Clube Bela Vista, Alto Santa Teresinha.

O som do Dj Edinho Jacaré até foi indicado no vídeo "Desde Cuba hasta Pernambuco". Como toda festa brasileira, o sorriso e a receptividade da comunidade do morro são garantidos.

Bora? O pessoal já deve estar sentindo nossa falta por lá.

Beijo b.

Jackie disse...

Olá! Comparação muito positiva. Assim conhecemos um pouquinho mais sobre Cuba e sobre Pernambucanos, hehehehe. Ótimo feriado. Bjokas!
Ah, tem um amigo meu que é pernambucano e deu uma aula sobre pernambuco no blog dele, se quiser dar uma olhada, vale a pena! Vai lá no meu blog e clica no endereço dele, está como Cadú do lado esquerdo do perfil! Bjuss

Ana disse...

Tão piegas o que eu vou falar... Mas seria tão bom se as pessoas gastassem a sua energia apenas na música e na alegria!
Quanto ao Brasil, se, além de tudo o que nos entristece e nos envergonha, ainda nos tornássemos um povo carrancudo, aqui se tornaria um lugar impossível de se viver!
Bendito sorriso que teima em permanecer em nossos rostos, apesar de tudo!
E sempre a música!! Que bom!! :)

Ana disse...

Tem um convite pra vc no meu blog:
http://roccana2.blogspot.com/