2.12.05

Previsões

Enxergar o futuro não é tarefa fácil. A não ser por certas previsões gerais, dessas que se faz para posteridade, são até simples de se dizer, como uma que ouvi nessa semana: – “... vai acontecer ainda neste milênio, quando o Oriente Médio ainda estiver em guerra. Haverá um tsunami que devastará partes da costa asiática...”. – Muito provavelmente, a guerra no Oriente Médio, que já se estende há milênios, perdurará por mais outros; falhas tectônicas sub-oceânicas, geradoras dos maremotos, não são assim tão raras; e, considero ainda o tempo proposto, que favorece em muito o acaso. O difícil mesmo é prever o futuro próximo, que nos afeta diretamente, e nos enlouquece de tanto forçar a massa cinzenta a procurar saídas para as confusões da vida!

Em algumas áreas de atuação, a experiência, aliada à sensibilidade, fazem as vezes da premonição e antevêem os acontecimentos políticos, monetários e até geoestatísticos, mas há setores em que a experiência não “vale absolutamente nada”, como nos casos de comportamento pessoal, que enquadram-se perfeitamente nos tipos de previsões impossíveis de serem feitas, mesmo pelo próprio “vivente” do caso.

O que dizer de pessoas que tentam projetar suas vidas sentimentais em cima de relações passadas, e dizem que “não errarão mais...” como se erros não se repetissem, disfarçados como insetos mimetistas, ou invertidos. Tais seres agem como se suas companhias (ou futuras companhias) não tivessem outros anseios ou vontades. Esses comportamentos são guiados pelo caos. Não é que não haja ordem nesse estado, é que esta ordem, flutua além da nossa compreensão quando se trata de emoção.

O futuro de uma relação depende do agora! Alimenta-se das decisões tomadas a cada instante, as digere! O que não podemos fazer, é dizer que “daria errado”! Numa clara tentativa de mentir pra nós mesmos, fazendo previsões que nem os maiores videntes de todas as eras acertariam! Depende de nós mesmos a manutenção da magia virtuosa que sustenta o amor futuro. Apenas de nós...

Um comentário:

Laura_Diz disse...

O difícil é os dois saberem levar a relação.
Ah! vc escreveu ralação num dos par´grafos, acho que queria dizer relação :)
mas é possível qdo há investimento, não pode deixar rolar, empurrar com a barriga, aí dançam, no mal sentido :)