1.12.05

Crer ou não crer?

Estive considerando algumas verdades absolutas do Universo. Verdades que se impõem para todos, não apenas para alguns ou para a maioria. Coisas como: o amor é bom, ou o sol sempre renascerá, ou que a morte terrena é irreversível – claro que para muitas religiões, o corpo finda, padece, mas a alma, essa é indestrutível, algumas vezes o espírito retorna, em outras fica lá pelo céu, fazendo provão até ser reenviado à terra, umas ficam no limbo, mergulhando quando a lâmina vem, e outras ficam mofando à espera do juízo final.

Apesar de tais verdades fazerem parte da nossa existência desde os primórdios, creio que, em níveis diferentes de adesão, somos todos céticos. Não daqueles que desacreditam em tudo (toda unanimidade é maluca mesmo!). Tais correntes de pensamento são tão loucas, a ponto de dizer a um pastor da igreja universal que Deus não existe, e ainda pedir-lhe tempo e atenção para dar explicações passo a passo sobre big-bangs intergalácticos, etc, obviamente eles recebem a resposta que estão possuídos e que devem deixar que ele exorcize esse “demônio”, ao melhor estilo dogmático padrão.

Outras correntes são mais maleáveis, porém o que me impede de ser cético por completo, e me “filiar” a um grupo que quer desmentir ou conferir as minúcias do conhecimento humano, é a aceitação das crenças, dos gostos, das preferências e dos medos das pessoas, e a vibração com que reconheço essas particularidades em cada um. Viva as diferenças! Sem elas estaríamos mais para autômatos sem essência que para errantes ascendentes.

É muito bom avaliar pessoas, observar vivências e conhecer as reações do povo. O problema é quando fico sozinho, ou quando a avaliação é subjetiva. Perco-me! Às vezes não sei o que quero, ou melhor, não sei como fazer o que quero. Não encontro as respostas em mim, na verdade, em lugar algum... onde devo procurar?

Acho que vou acabar virando cético mesmo! E dos ortodoxos!

P.S.: sem P.S.

4 comentários:

Laura_Diz disse...

Está ficando cético? não fique. :)
Mandoueu me cuidar com as pessoas, eu me cuido e mto :) tenhp medo de gente dependendo do tipo, é lógico. abs, elianne.
PS: vc é uma das novas amizades, ou não?

Yvette Maria Moura. disse...

Sou daquelas que acreditam no retorno à carne e na eterna* busca do Ser pela perfeição...
Mas também acredita que até o ceticismo faz parte dessa busca.

Beijo.

*(nossa esse tempo parece longo demais. Aff!)

Jackie disse...

Cuidado com as avaliações e tbm ficar sozinho! Não queremos um blogueiro ortodoxo!! (brincadeirinha!!!) Bjokas!

Mack disse...

Sei que você vai saber onde buscar suas respostas. Elas estão no brilho dos olhos da pessoa amada, no raiar do dia, numa lua cheia quase cor de laranja, no balançar de uma rede com um bebê no colo, numa estrada rumo à Tamandaré.

Cada pequeno momento nos dá resposta pra alguma coisa... E como você não faz o menor tipo cético, creia na vida, nos milagres da vida. Creia no aMoR.