21.11.05

Caçadores de almas

Vi uma entrevista com Chico Buarque, onde ele se declarava um inquieto curioso sobre a alma feminina, sempre buscando decifrá-la, deglutí-la, absorvê-la. Isso é retratado claramente em diversas de suas canções, onde ele consegue encontrar, creio, com muitas dessas almas que afirma procurar.

Não ouso dizer que sou seguidor desses passos tão elevados. Conheço minha improbabilidade de atingir tal estágio de contemplação, e não conseguiria descrever os objetos de tal admiração tão bem, usando minhas palavras insípidas. Prefiro manter-me em meu canto, apenas convivendo com esse universo rico e invisível aos meus olhos de aprendiz. Quanto às almas, as sinto. Consigo até acompanhar seus cheiros, sem nunca tocá-las. Há algum tempo pensei ter conseguido o tão desejado contato, mas agora se esvaiu, e já nem tenho certeza se houve tal afago.

Talvez a complexidade do universo feminino exista para não permitir que o decifrem, tal revelação seria devastadora e catastrófica, inclusive para o diminuto e simplório ‘nano-universo’ masculino. Sem seus mistérios, todos os homens se igualariam na busca pela, hoje, inalcançável plenitude do ser mais perfeito do planeta, a mulher, tornando banal conquistas impensáveis ou obras de vidas inteiras, dedicadas ao melhor dos ‘passatempos’, o amor.

No caso de Chico, quando indagado se as mulheres de suas músicas seriam reais, respondeu prontamente, para a minha completa surpresa:

– “eu as inventei”.

Como “inventar” sentimentos tão profundos e, às vezes, contundentes? Como transcender o corpo para adentrar em mentes de outrem, principalmente quando essas mentes não existem! É esse é o segredo da genialidade? Como falar por Genis, Beatrizes, Carolinas e pelas que ‘olham nos olhos’, sem conhecê-las, “apenas” inventando-as? E tantas outras que foram despejadas, como se amasse quinhentas vezes, cada uma com mais intensidade.

Para mim, bastam a observação e o cheiro...

2 comentários:

Laura_Diz disse...

Vc é tão apaixonado... bonito isto.
Ah! a alma feminina... quem sabe? nem nós sabemos. Eu tenho escrito contos com personagens diferentes de mim, é mto divertido.
Chico é genial, é uma paixão hummm abs, laura

Jackie disse...

Eu admiro as pessoas que tem facilidade em descrever emoções e sentimentos. Eu era assim, hehehe. Bjokas!