23.10.05

Tribunal de fé

Agora enfim nos mostram a verdade. A máscara caiu, se é que já houve alguma? Há uma ação impretada por um grupo de evangélicos da cidade do Rio de Janeiro, que reivindica uma indenização de, pasmem, R$ 800 mil Reais para cada um do seu grupo, por danos morais. Alegam que a União deve pagar esse valor “simbólico”, (a ação é contra o governo do país, mas quem paga são os contribuintes – nós) por atribuir o dia 12 de outubro à padroeira do Brasil, Nsa. Senhora Aparecida, e ainda instituir feriado nacional neste dia.

Em primeira instância, o juiz da vara cível do Rio mandou arquivar o processo sem nem julgar o mérito, tal o tamanho do absurdo discutido. O que se vê é a intolerância religiosa dos próprios evangélicos em questão, que não aceitam que um país de maioria católica atribua a uma Santa o status de padroeira da nação, e ainda proclame feriado no seu dia, o que torna as suas vidas “insuportáveis”, dizem. Acho que existem coisas mais importantes para se ocupar, como a preocupação com o bem estar da sociedade e com seus fiéis, os quais isento de culpa nesta, e em outras ações, visto que já sofrem deveras em ter que repartir seus salários à razão de dez por cento para financiar suas igrejas, que não o bastante, procuram agora vislumbrar brechas na lei para “roubar dinheiro de muito”, não esquecendo da isenção de impostos para a grana que rola a pretexto da fé.

O grupo citado recorreu da decisão, e agora, em segunda instância, solicitou o julgamento do mérito... ora, ora, imagine a jurisprudência que, se sair vencedor, um ato desses pode gerar: vai ter neguinho querendo ganhar a vida através de uma nova profissão: “impretador de causas ridículas!” Nessa nova modalidade, será “chefe”, quem usar melhor a imaginação. Pois bem, se cada católico resolver mover uma ação contra o bispo da Igreja Universal, Don Sérgio Hélder, aquele que chutou a imagem da Santa... Edir Macedo correria o risco de “quebrar” e não poderia mais passear de barco exibindo rolos de dólares e dizendo que os “manés” (leia-se: fiéis) é quem bancam seu luxo. Imaginem se os ateus, decidirem mover a mesma ação contra os evangélicos por comemorarem seu dia em 30 de novembro, já que não acreditam na divindade... caos total.

Está na hora do povo crer mais em Deus e menos nos homens que dizem que falam com Ele. Já é tempo de se fazer o bem, e não de esperar que a insanidade de alguns resolva os seus problemas, a custa do trabalho e honestidade alheios.

Nenhum comentário: