20.10.05

Alusão à alegoria

No final, tudo foi para dizer que o inteligível é o que distingue o homem dos outros animais. Ora, só a luz e o senhor dela, nos mostra a verdade e o inteligível. Sendo assim e acreditando nisso, a compreensão dos homens como produtos do meio – não que seja ruim sê-lo –, se dará de forma mais branda e maleável.

Na ânsia de defender seu pensamento, criado de acordo com o meio e com os valores agregados a ele, algumas pessoas têm, como postulados, certas definições de comportamento e de relacionamento que lhe são peculiares, infligindo assim, o próprio direito de pensar do seu próximo, talvez por desconhecimento da diversificação de culturas que existem, não apenas entre povos, raças e nacionalidades, mas também dentro do seu próprio trabalho, convívio e até da sua própria casa.

A verdade é relativa, assim como todo o resto. A aplicação da mesma, se imposta pelos que se dizem ascendidos ao lugar do inteligível, trará o não entendimento dos que a buscam à medida do seu próprio intelecto. A questão do poder entre as relações de combate propostas é quem, na maioria das vezes, impõe sua vontade – leia-se: comando -.

A intransigência, que muitas vezes se disfarça em credo, no sentido amplo e material da palavra, bloqueia a aceitação da hipótese de erro e dirime as chances de sequer ouvir a opinião de outrem. Essa “cortina de aço” que se fecha em um único sentido, atinge tanto aos sábios ou céticos quanto aos fechados e iludidos, fazendo-os prisioneiros do pouco ou do muito saber em igual intensidade e perigo.

Assim, como diria Platão através de Sócrates sobre sua esperança: “Deus sabe se há alguma possibilidade de que ela seja fundada sobre a verdade...”. Não sendo filósofo, nem vidente, e contemplando, com orgulho, minha infinita insignificância ante a mente de Platão, diria: só há um dono da verdade, e ninguém que tenha vivido ou que viverá, ascenderá o suficiente pelas estradas do inteligível, ou do imaginável, para alcançá-lo.

P.S.: Aceitação e entendimento do próximo são palavras-chave para iniciar a subida...

Nenhum comentário: